INTEGRANTES

Martha Augusta Ribeiro - Meio Ambiente

Cassiano Ribeiro da Fonseca - Biólogo

Misael Camargo - Geógrafo

Wilson Guilherme Acácio - Geógrafo
Wilson Guilherme Acácio - Geógrafo,  mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ.
Durante 27 anos, lecionou diversas disciplinas nos cursos de geografia, economia, ciências sociais e arquitetura e urbanismo da UFJF, tendo ocupado vários cargos na Instituição e desenvolvido projetos nas áreas de ensino, pesquisa e extensão.
Ainda na UFJF, foi um dos criadores e coordenador do GEMA (Grupo de Estudos de Meio Ambiente) - grupo pioneiro na implementação de projetos socioambientais na UFJF.
No período de 1982-85 foi diretor do Campus Avançado de Tefé (AM) – Projeto Rondon, onde recebeu o título de Cidadão Benemérito pelos relevantes serviços prestados à comunidade tefeense. 
Ao aposentar-se da UFJF, coordenou a COMAR (Comissão de Meio Ambiente e Recursos Naturais) da Secretaria de Governo de Juiz de Fora, quando implantou diversos projetos afetos à recuperação e  preservação dos ecossistema juiz-foranos.  
Foi coordenador do projeto de elaboração do Código Ambiental do município, um dos primeiros do Brasil. Durante dois anos, foi presidente do COMDEMA (Conselho Municipal de Meio Ambiente), oportunidade em que elaborou e aprovou o regimento que transformou o Conselho de natureza consultiva em deliberativa. Por sua sugestão, nesse regimento, foi aprovado também, pela primeira vez, que os cidadãos tinham direito de participar do Plenário nas discussões de temas ambientais e de interesse da sociedade.
Foi membro da direção da ACODE (Associação dos Codemas de Minas Gerais).  Foi um dos maiores lutadores contra a instalação do Lixão do Salvaterra, onde se cometeu um grande crime ambiental.
Foi um dos idealizadores e primeiro coordenador da Comissão de Criação do Comitê  das  Bacias Hidrográficas Preto/Paraibuna. 
Pelos relevantes serviços prestados à causa ambiental de Juiz de Fora, em abril de 2004, foi condecorado com a Medalha do Mérito Legislativo.
No período de 2006-2009 foi diretor da UEA (Universidade Estadual do Amazonas) – Campus de Tefé. Como diretor dessa IES,  desenvolveu importante projetos na área ambiental, como a implantação de dois cursos de pós-graduação (especialização),  ligados à defesa do  ecossistema amazônico.  Foi idealizador e coordenador da 1ª Semana de Meio Ambiente de Tefé, que teve a participação de mais de 20 mil pessoas. Atualmente é o secretário Executivo do GES (Grupo Ecológico Salvaterra).

Miguel Gerheim Villaça - Geógrafo
Miguel Gerheim Villaça - Geógrafo formado pela Universidade Federal de Juiz de Fora e Especialista em Análise Ambiental (UFJF).
Possui atuação voltada para a área ambiental, com ênfase em geoprocessamento.

José Rufino júnior - Advogado

Ilva Facio Netto Lasmar - Advogada
Ilva Facio Netto Lasmar - Advogada, pós-graduada em Direito Público pela Anamages Associação Nacional dos Magistrados Estaduais em convênio com o Centro Universitário Newton Paiva.

Ao longo de sua carreira, atuou nas áreas do Direito Público, Difuso e Coletivo seja como profissional liberal, servidora pública ou consultora de organismo internacional e de empresas multinacionais.

Dentre outras funções, foi chefe do contencioso cível da Procuradoria de Duque de Caixas – R.J. e chefe da Assessoria Jurídica da Fundação José Bonifácio.

Em 2007, contribuiu para a confecção do Relatório “Atualização da Regulamentação de Segurança Operacional – Dutos, elaborado pelo ABS Consulting para o CTDUT – Centro de Tecnologia em Dutos, e, em 2001, para o Relatório “Regulatory Model for Offshore Operational Safety”, elaborado pela ABS - Group Services do Brasil Ltda., para a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis – ANP, o qual subsidiou a edição da Resolução ANP nº 43, de 06 de dezembro de 2007, que institui o Regime de Segurança Operacional para as Instalações de Perfuração e Produção de Petróleo e Gás Natural e aprova o Regulamento Técnico do Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional (SGSO) para as Instalações de Perfuração e de Produção de Petróleo e Gás Natural.

Além disso, atuou em diversas ações judiciais ambientais, como a que proibiu o uso no Brasil do metanol como combustível, restrição ainda em vigor em diversos estados brasileiros, e a que requereu a retirada do porta-aviões americano Abraham Lincoln de propulsão nucelar da costa brasileira. Atualmente, dedica-se à advocacia e à consultoria jurídica voltadas à área ambiental.

Atualmente é membro suplente do Conselho Fiscal do Grupo Ecológico Salvaterra e consultora jurídica autônoma. 

Angélica Villar - Geógrafa

Vanessa Ribeiro - Pedagoga

Arlindo - Profesor

Ricardo - Engenheiro